sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CUIDADO COM OS ADOÇANTES

Li no site do Dr.Rondó uma reportagem muito interessante sobre o cuidado que devemos ter com os adoçantes artificiais, a qual reproduzo abaixo:

Cuidado com os adoçantes! Você pode estar destruindo o seu sistema imune como se estivesse ingerindo inseticida 

Segundo um estudo teórico publicado no Journal of Toxicology and Environmental Health e um artigo publicado no Canadian Journal of Gastroenterology, o aumento da Doença Inflamatória do Cólon, uma condição autoimune, tem sérias consequências para a saúde e tem seu crescimento associado ao consumo de adoçante artificial sucralose. Esse tipo de adoçante é conhecido por inativar enzimas digestivas e alterar a mucosa intestinal causando disfunção.
Pesquisas iniciais observaram que a sucralose pode destruir mais de 50% de nossa flora intestinal, além de aumentar o pH do intestino.
Então, se você destrói a sua flora intestinal através do consumo regular desse tipo de adoçante, a perda de saúde é algo praticamente certo! O que complica a ainda mais a situação é o fato de que a maioria das pessoas já é deficiente de uma flora bacteriana saudável pelo excesso de consumo de alimentos altamente processados.
Muitos consumidores podem estar sofrendo os efeitos causados pelos adoçantes artificiais como o sucralose sem imaginar que seus problemas são causados pelo consumo de alimentos e bebidas adoçados artificialmente.
Apesar de toda a propaganda, a sucralose não é nada como um açúcar. É um adoçante artificial clorado, alinhado com o aspartame e sacarina, e com efeitos desfavoráveis para a saúde. Na verdade, apesar da sucralose surgir à partir de uma molécula de açúcar com processo de manufatura realizado, ela torna-se mais parecida com o pesticida DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) do que propriamente com o açúcar. Sua ação funciona da mesma forma como se você estivesse comendo um pesticida. E isso não é nada bom!
Os estudos realizados com o sucralose para sua aprovação nos Estados Unidos foram feitos em animais e eles na verdade observaram muitos problemas apesar de terem sido mal interpretados, como:
- lesões cerebrais;
- anemia e diminuição de quantidade de glóbulos vermelhos;
- calcificação e aumento renal;
- aumento da mortalidade;
- infertilidade masculina;
- aborto espontâneo em ratas.

Infelizmente muitos não conseguem enxergar a relação entre sintomas e o uso de sucralose, ou outro adoçante artificial. Mas, ainda sim, recomendo que você preste bastante atenção a essa lista de sintomas. Caso sinta algum deles, aconselho a suspender os produtos com sucralose para ver se os sintomas melhoram. Combinado?
Os sintomas normalmente reportados nas 24 horas após o consumo de sucralose incluem:
- olhos: avermelhados, coçando, inchados ou lacrimejando, além de inchaço de pálpebras;
- cabeça: cefaleia, enxaqueca, edema de face, lábios, garganta e língua;
- nariz: obstrução nasal e coriza;
- pele: alterações de pele como vermelhidão, coceira, erupções, inchaço entre outros;
- coração: palpitação e taquicardia;
- articulação: dor e desconforto;
- pulmão: tosse, respiração curta, secreção;
- neurológica: ansiedade, depressão, tonturas e diminuição da habilidade mental;
- estômago: inchaço, diarreia com e sem sangue, gases, náuseas, vômito, e dor abdominal.

Muitos consumidores de adoçantes artificiais como aspartame e sucralose sentem se “fora do tempo” com diversas alterações neurológicas como nebulosidade mental, falta de concentração e mal humor.
O importante, sempre, é diagnosticar o causador e com isso manter a sua saúde afastada desses males.
Fica a dica. Super Saúde!

Referências bibliográficas:       
-       Food and Drug Administration "Final Rule " for Sucralose, 21 CFR Part 172, Docket No. 87F-0086.
-       Lord GH, Newberne PM. Renal mineralization -- a ubiquitous lesion in chronic rat studies. Food Chem Toxicol 1990 Jun;28:449-55.
-       Labare MP, Alexander M. Microbial cometabolism of sucralose, a chlorinated disaccharide, in environmental samples. Appl Microbiol Biotechnol. 1994 Oct
-     Hunter BT. Sucralose. Consumers' Research Magazine, Oct90, Vol. 73 Issue 10, p8, 2p.
-     Maudlin RK. FDA approves sucralose for expanded use. Modern Medicine, Oct99, Vol. 67 Issue 10, p57, 1/9p
-       Sucralose -- a new artificial sweetener. Medical Letter on Drugs & Therapeutics, 07/03/98, Vol. 40, Issue 1030, p67, 2p.
-       Q&A: Is newly FDA approved sweetener sucralose good for you? Executive Health's Good Health Report, Nov98, Vol. 35 Issue 2, p6, 1p, 1c.
-       Q&A: Is newly FDA approved sweetener sucralose good for you? Executive Health's Good Health Report, Nov98, Vol. 35 Issue 2, p6, 1p, 1c.
-     Gain B. FDA approves J&J Sweetener. Chemical Week, 04/15/98, Vol. 160 Issue 14, p27, 1/4p.

- See more at: http://www.drrondo.com/cuidado-com-os-adocantes#sthash.MQbyU3Tc.dpuf

Nenhum comentário: